top of page

O Atraso da Entrega de Imóvel na planta dá Direito de Aluguel ao Comprador

  • Elislaine Fernandes
  • 13 de abr. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 15 de jun. de 2021



Sim, isto é um dos direitos do comprador quando ocorre o atraso da entrega da obra de imóvel comprado na planta.


Este direito se deve ao comprador mora de aluguel e compra um imóvel na planta para deixar de ter esse compromisso. E neste caso, cada segundo conta, pois estamos falando de um custo mensal de locação e será cessado à medida que o novo imóvel seja entregue.


Este direito ainda pode ser somado a reparação de danos morais e materiais que a construtora também será responsável, caso não entregue o imóvel no prazo que consta em contrato.


Justamente por isso, a jurisprudência considera uma tolerância máxima de 180 dias na entrega de imóvel na planta. Todavia, se este atraso for superior a este período, o comprador terá direito à receber valores referentes a locação de outro imóvel, uma vez que está impedido de usar o imóvel.


Mas Porque Ocorre Atraso na Entrega do Imóvel na Planta?


O atraso na entrega do imóvel comprado na planta ocorre com certa frequência, visto que estão sujeitos a diversos fatores que podem ocasionar o adiamento da conclusão da obra, tais como: chuvas, falta de suprimentos ou mão de obra.


Nestes casos a lei prevê que o comprador deve ser ressarcido dos prejuízos que ocorreram pelo atraso da entrega deste imóvel, podendo inclusive, desistir do contrato e ter direito a devolução dos valores pagos, devidamente corrigidos monetariamente e com juros.


Conteúdo criado por Elislaine Fernandes, advogada especialista em direito imobiliário.


Caso você queira continuar conversando comigo sobre esse assunto, estou disponível através do e-mail: efernandes@adv.oabsp.org.br ou através do perfil do Instagram @elislainefernandes.adv.



Gostou das dicas? Não se esqueça de deixar um ❤.

Comente aqui e compartilhe com seus amigos.

Commenti


bottom of page